segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Tecnida de pintura com canudos- Educação Infantil

Técnica Pintura com Canudos Atividade Artes Educação Infantil
Posted: 01 Feb 2014 07:15 AM PST
Este é um tipo de pintura muito interessante e que as crianças costumam adorar já que elas podem fazer diversos tipos de arte com esquemas de cores diferentes.
Nenhuma obra sairá completamente igual a outra e as crianças ao final da aula poderão contar o que acharam da experiência.

Você vai precisar de:
 Técnica Pintura com Canudos Atividade Artes Educação Infantil

Papel ofício ou papel metro branco
Canudos de refrigerante ( de preferência grosso)
Tinta guache em diversas cores
Colherzinha de chá

Desenvolvimento da atividade:

1. Corte o canudo ao meio para evitar um esforço muito grande da criança e faça um furinho no topo para evitar que elas suguem a tinta.
2. Coloque um pouco de tinta no papel com ajuda de uma colherzinha ( certifique-se de que a tinta está rala ) . Misture um pouco de água na tinta, o suficiente para deixá-la rala, mas não aguada demais.
O professor pode usar dois tipos de tinta ou mais , pedindo que a criança escolha as cores preferidas
3. Com o canudinho a criança deverá soprar a tinta no papel até formar o efeito desejado.
4. Exposição das atividades no mural para apreciação dos colegas.

Outra forma de direcionar esta atividade é forrar o chão com papel metro branco, colocar as colheradinhas de tinta em diversas cores e deixar que as crianças façam juntas um grande quadro

PS: Como não tinha guache no momento utilizei tinta acrílica mesmo com minha filha Natascha para fazer um teste... O esforço empregado com este tipo de tinta é muito grande mesmo para adultos.
Utilize guache e se certifique de que está na espessura ideal.

Sugestão volta às Aulas Ideia Criativa
Posted: 01 Feb 2014 06:13 AM PST
  
1. Receba as crianças com música suave ( crie um ambiente tranquilo)
2.Organize espaços para que cada um possa evolver-se em uma atividade esperando a chegada dos colegas ( com brinquedos, blocos lógicos, livros, etc...)
3. Na chegada de todos apresente-se fazendo referência às coisas que você mais gosta ( procure citar coisas do mundo infantil como: desenhos, filmes infantis, comida, etc...
4. Convide cada aluno a fazer o mesmo ( deixe que eles tomem a iniciativa, um por vez...)
Sugestão volta às AulasPara este momento você pode fazer um Palquinho para apresentações
5. Faça a exploração do tema identidade.

Há algo em você que o torna único. Você sabe o que é?
Deixe que cada um dê sua contribuição. 

6. Convide-os para cantar a música polegares e depois direcione-os a colocarem a impressão digital em uma das folhas de ofício previamente  coladas na parede .

7. Em seguida peça para que cada um faça comparações entre a sua digital e das outras crianças e fale sobre que nenhuma delas é igual.

Faça a indagação:

O que podemos fazer com estes "pontinhos" digitais em cada folha? Que desenho? Que bichinho? Que fruta?
( Se julgar necessário apresente modelos de Carimbos de Impressões digitais)
Sugestão volta às Aulas

8. Ofereça canetinhas coloridas e deixe que cada um faça sua representação do que considerar apropriado.
9. Ao fim da atividade, retire as folhinhas da parede e peça para que cada criança fale de sua "obra de arte" e mostre para os colegas.



Nenhum comentário: